sexta-feira, 25 de setembro de 2009

UE/ANGOLA:Comissão Europeia visita norte de Angola para avaliação de projectos

Uma delegação da Comissão Europeia desloca-se segunda-feira à província angolana do Zaire, norte de Angola, para avaliar a execução de dois projectos estimados em 811.000 euros, financiados pela União Europeia.
A delegação, chefiada pelo embaixador da Comissão Europeia em Angola, João Gabriel Ferreira, integra também os embaixadores de França, Países Baixos, Polónia e Reino Unido.
O programa de visitas inclui encontros com o governador da província, Pedro Sebastião, com membros da administração municipal e com grupos de jovens e representantes da sociedade civil.
Numa nota de imprensa a Comissão Europeia refere que a visita será realizada entre os dias 28 e 30 de Setembro e terá como objectivo visionar os projectos, na sua fase inicial e com duração de três anos, implementados pelas organizações não governamentais americana Save the Children e angolana Aliança para a Promoção do Desenvolvimento da Comuna do Hoji-Ya-Henda.
Segundo o documento estes projectos visam promover uma melhor participação para o desenvolvimento municipal, com realce ao diálogo, entre as autoridades e actores não estatais, nos aspectos económicos, sociais e culturais e apoio aos grupos vulneráveis, destacando-se as crianças. "Estes projectos enquadram-se na estratégia da União Europeia de apoiar a sociedade civil nas suas iniciativas ligadas à questão dos direitos humanos económicos e sociais e de implicar a participação de actores não estatais, no apoio aos processos de desenvolvimento e de diálogo com as autoridades", sublinha o documento.
Em Angola a União Europeia financia vários projectos nos domínios dos direitos humanos (1,8 milhões de euros), luta contra o HIV/SIDA (4 milhões de euros) e segurança alimentar (5 milhões de euros).Em execução estão 35 projectos de responsabilidade de organizações não governamentais e em curso de avaliação algumas propostas apresentadas para financiamento, ainda este ano, avaliadas em 3,4 milhões de euros.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.