quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CV:Jorge Santos no terreno a constatar estragos das chuvas

O ainda líder do MpD, Jorge Santos, chegou esta terça-feira à ilha de Santo Antão para constatar o tamanho dos estragos provocados pelas cheias na Ribeira Grande. Santos já visitou parte da estrada de penetração ao vale da Ribeira Grande, que foi parcialmente destruída pelas cheias do último fim-de-semana, e pretende manifestar a sua solidariedade às populações afectadas.
Jorge Santos cumpre uma directiva do último encontro da Direcção Nacional do MpD, que recomendou aos deputados eleitos pelos círculos eleitorais de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau a visitarem as respectivas ilhas para avaliarem a dimensão real dos estragos.
O MpD quer munir-se de dados para propor ao governo a criação de um fundo nacional de apoio às várias pessoas que foram afectadas "pela catástrofe natural que se abateu sobre as ilhas a norte do arquipélago”. Justamente por isso o maior partido da oposição cabo-verdiana enviou equipas não só à ilha das montanhas, como a São Vicente e à vila Ribeira Brava, onde os estragos das cheias parecem ser maiores.
Antes de pôr as suas equipas no terreno, o MpD acusou o governo de nada fazer para ajudar os concelhos “a braços com problemas de inundação e destruição de várias infra-estruturas”.
Entretanto, o asemanaoline soube que o ministro do Ambiente, José Maria Veiga, chega esta quarta-feira aos municípios do Paul e da Ribeira Grande para avaliar os prejuízos causados pelas cheias. Aquele governante esteve nesta terça-feira no Porto Novo e prometeu trabalhar com as autarquias de Santo Antão no sentido de traçarem um plano conjunto para recuperar as zonas afectadas.
Também o primeiro-ministro José Maria Neves e o ministro das Infra-estruturas, Manuel Inocêncio Sousa, já estiveram em São Nicolau no passado domingo e admitiram a possibilidade de mobilizar ajuda de organismos internacionais para apoiar as autoridades municipais e as populações.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.