PRAIA-O Governo cabo-verdiano inaugura, até 28 deste mês, redes de transporte e distribuição de energia eléctrica em 29 localidades do interior da ilha de Santiago.
Mato Sancho, Achada Grande, Palha Carga de Engenhos, Achada Falcão - Achada Tossa, Achada Falcão, Mato Baixo, Arribada, Furna, Boa Entradinha, Pau Verde, Entre - Picos de Boa Entrada são algumas das localidades onde serão instaladas novas redes de distribuição de energia no concelho de Santa Catarina.
As novas redes de distribuição de energia beneficiarão também as localidades do concelho de São Lourenço dos Órgãos, nomeadamente Pico d'Antónia, João Gotó, Levada e Achada Costa, Poilão (Barragem).
Em São Domingos as novas redes vão ser instaladas nas zonas de Achada Baleia, Dobe e Tinca, Achada Lama, Portal e Capela, Chã de Coqueiro.
De acordo com o Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade (MECC) "os sucessivos programas de electrificação rural, que já fizeram chegar a energia eléctrica a várias localidades do país, vão permitir a Cabo Verde fechar 2009 com uma taxa de cobertura eléctrica territorial de cerca de 92%".
A meta do Executivo, segundo o MECC "é atingir 95% de electrificação em todo o Cabo Verde até ao final da actual legislatura".
Dados do MECC indicam entretanto que o total de investimentos em 2009, no âmbito do programa de electrificação rural da ilha de Santiago, ronda os 470 milhões de escudos.
O total investido no programa de electrificação em Cabo Verde em 2009 foi de cerca de 500 milhões de escudos. De 2005 a 2009 o total investido na electrificação rural foi de 1.149.608.080 escudos.
Nos anos anteriores foram desenvolvidos projectos de electrificação rural principalmente nas ilhas do Maio, Santiago, Fogo, São Nicolau, ilhas cujas taxas de cobertura se encontravam abaixo da média nacional.
Entretanto para o início de 2010 o Governo prevê a inauguração de novas redes de electrificação em mais 21 localidades na ilha de Santiago, nomeadamente nos concelhos da Praia, São Miguel, São Salvador do Mundo, São Domingos e Santa Catarina.
Perfilam ainda no programa de inaugurações municípios da ilha do Fogo e de São Nicolau.
As ilhas do Sal, Brava, São Vicente, Boa Vista e Maio já atingiram taxas de cobertura que oscilam entre 99 e 100%, indicam os dados avançados pelo Governo.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.