sábado, 19 de dezembro de 2009

COP 15:PRESIDENTE DA VENEZUELA HUGO CHAVEZ ACUSA A HOLANDA DE AGRESSÃO


COPENHAGA-O presidente da Venezuela, Hugo Chávez que está na Dinamarca para participar da conferência climática da ONU, acusou na quinta-feira a Holanda de planear uma "agressão" contra seu país ao permitir que tropas norte-americanas tenham acesso a possessões holandesas no Caribe.

"Estou acusando o Reino dos Países Baixos (Holanda), junto com o império ianque, de preparar uma agressão contra a Venezuela," “É bom que a Europa saiba que o império norte-americano está armado até os dentes, enchendo de aviões de guerra, de espiões da CIA, de assassinos dos corpos de inteligência (...) de barcos de guerra, enviando -os para as ilhas de Aruba e Curaçao.” disse Chávez em reunião com grupos esquerdistas em Copenhaga, transmitida pela TV estatal venezuelana.

Chávez considera que ambas as ilhas “deveriam ser Estados independentes”, exortou a União Europeia a pronunciar-se a respeito. “Gostaria de ver o que dizem sobre isso”, se perguntou.Chávez disse que as ilhas autônomas holandesas do Caribe ficam dentro das águas territoriais venezuelanas.

Holanda exige explicações
O Ministro dos Negócios Estrangeiros Maxime Verhagen quer que o embaixador da Venezuela esclareça os comentários feitos pelo presidente Hugo Chávez acusando a Holanda de planear uma agressão contra a Venezuela.

Segundo Verhagen  é absolutamente falso que haja um complot para agredir a um país latinoamericano.Os Estados Unidos tem autorização para utilizar os aeroportos civeis num grupo de ilhas próximas da Venezuela na sua luta contra o narcotráfico.Segundo o governante holandês, a  Venezuela tem conhecimento desse facto.
O chefe da diplomacia enfatiza que os Países Baixos defendem uma boa relação com Caracas.^
Vergagen considera por isso as acusações de Chavez infundadas e improcedentes.
Chávez acusa ainda as ilhas holandesas soberanas de estarem localizadas em águas territoriais venezuelanas, mas um porta voz do ministério dos negócios estrangeiros da Holanda disse que havia um acordo sobre fronteiras.

"As fronteiras marítimas entre o Reino da Holanda e a Venezuela foram estabelecidas por um tratado entre os dois países e a Holanda espera que a Venezuela respeite esse tratado".
Com Agências

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.