Revisão constitucional vai trazer muitos ganhos para a UCID – presidente partido
MINDELO-O presidente da UCID considera “muito importante para Cabo Verde” o acordo entre o PAICV e o MpD para a revisão constitucional e diz que o seu partido vai “ganhar grandemente” com este pacto.
A despeito de não ter a UCID sido chamada a participar nos encontros negociais, ainda que apenas “por uma questão de democraticidade do sistema”, já que “em termos de peso político” isso pouco valeria, António Monteiro acha que o acordo “serve ao país”.
A revisão constitucional que está para vir vai “dar satisfação a todas as partes”, mas sobretudo à UCID, que a partir dali poderá formar grupo parlamentar com os únicos dois deputados que tem na Assembleia Nacional, um deles o próprio António Monteiro.
A revisão abre aos democratas-cristãos a possibilidade de, uma vez constituído grupo, tomarem iniciativas parlamentares e disporem de um quadro técnico como assessores para os diversos sectores, nomeadamente económico e jurídico.
A oficialização da língua crioula ficou fora do acordo entre os dois partidos. E aqui António Monteiro lembra que os deputados da UCID foram os únicos a votar, no parlamento, contra a sua oficialização nesta altura, ao passo que o PAICV votou favoravelmente e o MpD abstenção.
INFORPRESS.CV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.