ESTRASBURGO-O Parlamento Europeu aprovou Quinta Feira 17, em Estrasburgo, o orçamento da União Europeia para 2010, de 122,9 mil milhões de euros, verba que inclui uma ajuda de emergência de 300 milhões de euros para o sector do leite.
O orçamento, negociado ao longo dos últimos meses entre representantes das três instituições comunitárias - Comissão Europeia, Conselho (Estados-membros) e Parlamento -, que chegaram a um compromisso em Novembro passado, foi aprovado no hemiciclo de Estrasburgo com 483 votos a favor, 48 contra e 32 abstenções.
Além de um apoio adicional de 300 milhões de euros ao sector do leite, tal como solicitado pela assembleia, o orçamento prevê ainda uma "margem de manobra" de 500 milhões de euros para outras eventuais medidas de urgência no sector agrícola.
Outra das prioridades do Parlamento era a inclusão do financiamento do plano europeu de relançamento da economia, com uma dotação de 2,4 mil milhões de euros em 2010, igualmente contemplado no orçamento.
A versão final do orçamento comunitário para 2010, de 122,9 mil milhões de euros (o equivalente a 1,04% do produto interno bruto da UE), fica no entanto muito próxima da proposta inicial da Comissão Europeia, que avançou com um projecto orçamental de 122,3 mil milhões de euros, enquanto o Parlamento reclamava 127,5 mil milhões.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.