domingo, 10 de janeiro de 2010

CV(ASEMANA):Primeiro negro a viver em Seattle era um barbeiro cabo-verdiano


O cabo-verdiano Manuel Lopes foi o primeiro homem de raça negra a residir na cidade de Seattle, no estado de Washington, situado na costa oeste dos Estados Unidos. O centro localiza-se na baía de Elliott, perto da fronteira com o Canadá. Nasceu em 1812 e emigrou para os EUA como marinheiro. Nascido em 1812, Manuel Lopes emigrou para os Estados Unidos da América (EUA) como marinheiro e instalou-se em Massachusetts. À procura de trabalho, ele mudou-se para a costa do Oceano Pacífico em 1858 e, em Seattle, escolheu outra profissão: barbeiro.
Segundo o jornal Seattle Times, Manuel Lopes ostentou três títulos: primeiro residente negro, primeiro barbeiro e primeiro empresário negro da cidade.
Seattle foi fundada em 1851 e sete anos depois era a maior cidade americana do Noroeste americano. Em 1880, a área registava apenas 19 residentes não brancos, de acordo com dados do departamento de recenseamento da população.
Seattle é actualmente um grande centro financeiro, comercial, industrial e turístico e considerada uma cidade global. Foi palco de inúmeros importantes protestos antiglobalização em 1999, na ocasião de uma reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Diversos grupos, entre operários, anarquistas, ambientalistas, entre outros, conseguiram bloquear a reunião e iniciaram uma nova época de protestos globais que culminaram na realização do Fórum Social Mundial.
A região metropolitana de Seattle é um importante centro da indústria aeroespacial e da tecnologia da informação, onde estão localizadas as principais fábricas da Boeing. Outra importante fonte de renda da cidade é o turismo.
É também um centro turístico devido à sua proximidade com parques naturais nas cadeias montanhosas vizinhas. Tem cerca de 3,76 milhões de habitantes em sua região metropolitana.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.