quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CV(INFORPRESS):São Vicente: Cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos vêm festejar Carnaval


MINDELO-Pelo menos 400 pessoas da comunidade cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos já manifestaram intenção de participar numa digressão a São Vicente por altura do Carnaval.
A iniciativa é de activistas culturais e desportivos e de uma agência de viagens nos Estados Unidos e, para além de participarem no Carnaval, os excursionistas tencionam promover, em São Vicente, um conjunto de actividades sócio-desportivas.
Segundo a Visão News, parte do grupo planeia participar no desfile do grupo Samba Tropical, com o tema “África, Lendas e Mistérios”, associado a elementos como a água e o fogo e com vestuário baseado em trajes do Egipto.
A mesma fonte anuncia que a Agência Neves Travel está a programar quatro voos para São Vicente e São Nicolau, nos dias 5, 8, 10 e 12 de Fevereiro, e com estadia máxima de três semanas.
A comissão organizadora do Carnaval na ilha de São Vicente, por seu lado, regista a inscrição de quatro grupos oficiais, para o desfile de terça-feira, 16 de Fevereiro, nomeadamente, Sonhos Sem Limites, que regressa, Flores do Mindelo, vencedor das duas anteriores edições, Grupo de Monte Sossego e Jovens de Monte Sossego.
O regresso da Escola de Samba Tropical, já anunciado pelos dirigentes do grupo, é outro ponto forte do Carnaval 2010, já que o mesmo costuma animar com brilho, cor e alegria, a noite de segunda-feira, véspera do Carnaval.
A Câmara Municipal de São Vicente inscreveu a verba de sete mil contos para organização do certame e apoio aos grupos que vão animar a festa do Rei Momo.
Ano passado, o grupo Flores do Mindelo Flores do Mindelo foi grande vencedor do Carnaval, arrecadou um prémio monetário de 500 mil escudos e foi ainda distinguido com os títulos de 1ª e a 2ª damas do Carnaval, Maria Filomena Santos e Letícia Silva, respectivamente.
No segundo lugar posicionou-se o grupo de Monte Sossego, prémio monetário de 350 contos, a quem coube ainda o título de melhor música, “On-line Monte Sossego”, da autoria de Constantino Cardoso.
Já o grupo Maravilhas do Mindelo, por seu lado, que se estreava, ficou na terceira posição, prémio monetário de 250 contos, mas venceu o concurso para Rei e a Rainha do Carnaval 2009, Agostinho Rodrigues e Dinora Monteiro, respectivamente.
O grupo Cruzeiros do Norte classificou-se no o 4º lugar, prémio monetário de 150 contos, mas é do grupo o melhor carro alegórico do Carnaval Mindelo 2009, designado “Monstro da Crise”.
Fonte Filipe em Acção, finalmente, foi o 5º classificado, prémio monetário de cem contos, mas o grupo foi ainda distinguido nas categorias melhor Porta-Bandeira e melhor Mestre-Sala, respectivamente, Dirce Helena Morais e Nilton César.
Inforpress/Fim/AA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.