Candidatura ibérica já foi apresentada a Blatter
"Dois povos, um só objectivo", é este o lema da candidatura ibérica ao Mundial-2018 ou 2022 de futebol apresentada esta manhã ao presidente da FIFA, Joseph Blatter.
A candidatura ibérica ao Mundial-2018 ou 2022 de futebol apresentou-se hoje com a unidade de dois povos, juntos num só objectivo: organizar o melhor e mais alegre campeonato de sempre.
"Dois povos, um só objectivo", este é o lema apresentado na carta entregue ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, pelos presidentes das Federações portuguesa e espanhola, Gilberto Madail e Angel Villar, e pelos respectivos secretários de Estado do Desporto, Laurentino Dias e Jaime Lissavetsky.
No mesmo documento, a candidatura ibérica lembra que "Espanha e Portugal são dois países que partilham uma fronteira territorial, mas não conhecem fronteiras no seu dia-a-dia". "Dois países que possuem uma só história, a da Península Ibérica, onde se agregaram diferentes povos provenientes de horizontes geográficos, culturais e religiosos distintos. Dois povos que partilham e partilharam o mesmo destino, a mesma fé no futuro, o mesmo desejo de progresso numa terra bonita, dura e rica que formou o carácter do homo ibericus", refere a missiva.
"O melhor e mais alegre Mundial"
Com esta candidatura, quer-se reforçar "a unidade de dois povos que querem competir e trabalhar em conjunto, conseguir a organização do Campeonato do Mundo FIFA 2018/2022 e proporcionar ao Mundo e à FIFA o melhor e mais alegre Mundial que alguma vez se realizou".
"Porque os nossos povos são sinónimo de trabalho, alegria, empenho, emoção, fraternidade, amizade e, acima de tudo, puro futebol, o desporto rei de hispânicos e lusos, sejam homens ou mulheres", lê-se ainda.
Nesta carta, os líderes federativos garantem que "os governos, os povos, estão também empenhados neste projecto". "Sabemos que não é fácil, mas temos a certeza de que unidos somos mais fortes e que podemos levar esta grandiosa competição da FIFA a um nível organizativo e de êxito jamais alcançados", garantem.
A candidatura ibérica é uma das 11 aceites pela FIFA para concorrer à organização do Mundial-2018 ou 2022, juntamente com Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Qatar, Coreia do Sul e Rússia e com a proposta conjunta de Holanda e Bélgica.
As sedes dos Mundiais-2018 e de 2022 serão anunciadas em Dezembro de 2010.
Futebol: Mundial2018 - Blatter deseja sorte a "dois grandes países do futebol"
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, desejou hoje boa sorte à candidatura ibérica à organização do Mundial de 2018 ou 2022, realçando que Portugal e Espanha são dois grandes países do futebol.
"Quero agradecer o interesse destes dois grandes países do futebol na organização do Mundial de 2018. Podemos dizer que os dois países têm uma grande experiência na organização de competições. Porque em 1982 tivemos o primeiro mundial com 24 equipas em Espanha. Em 2004 tivemos o Europeu em Portugal", referiu.
Os presidentes das federações de Portugal e Espanha, Gilberto Madail e Angel Villar, e os secretários de Estado do Desporto de ambos os países apresentaram hoje a candidatura ibérica a Blatter.
LUSA/EXPRESSO
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.