Portugal vence Hungria (3-0) e está a uma vitória do playoff
A selecção portuguesa venceu hoje a Hungria (3-0) e saltou para a segunda posição do grupo 1 de apuramento para o Mundial de 2010, que será disputado na África do Sul. Simão Sabrosa marcou dois golos, Liedson um. Agora, só falta vencer a selecção de Malta, na quarta-feira.
Não foi fácil o jogo para Portugal. Não tão fácil quanto o resultado indica. A Hungria também disputava a possibilidade de saltar para a segunda posição e mesmo a perder (0-1), graças ao primeiro golo de Simão, importunou várias vezes Eduardo.
Portugal rematou mais, foi mais perigoso e teve, finalmente, a pontinha de felicidade que se sempre acompanhasse a Selecção garantiria, neste momento, o apuramento em vez da ida ao playoff.
Cristiano Ronaldo teve de ser substituído aos 27 minutos, depois de se ressentir de lesão no tornozelo direito. Antes disso o capitão da selecção ajudou a abrir caminho para a vitória. Rematou forte, Babos largou e Simão, aos 17 minutos, marcou.
Já na segunda parte, depois de um período em que poderia ter marcado por três vezes, Portugal conseguiu finalmente tranquilizar-se. Um cruzamento em jeito de Bruno Alves colocou a bola na cabeça de Liedson. O levezinho não perdoou e empurrou, aos 74, a bola para dentro da baliza.
Mais confiante, Portugal veria Simão ampliar a vantagem aos 78.
Para garantir a qualificação para o playoff Portugal tem de vencer Malta (último classificado do grupo) em Guimarães, na quarta-feira.
A Dinamarca ao derrotar, este sábado, a selecção da Suécia (1-0) garantiu o apuramento para o Mundial2010 e manteve em aberto a possibilidade de Portugal também marcar presença na fase final da competição.
Grupo 8: Gilardino coloca Itália no Mundial
O avançado italiano apontou nos descontos o golo que valeu o empate frente à Irlanda (2-2) e que garantiu o apuramento da «squadra azzurra» para o Mundial2010.
A Irlanda esteve por duas vezes na frente do marcador, após os golos de Whelan e Ledger, mas a Itália reagiu e empatou por Camoranesi e depois por Gilardino, para desilusão dos mais de 70 mil adeptos presentes em Dublin.
Nos restantes jogo do Grupo 8, Montenegro derrotou a selecção da Geórgia, por 2-1, golos de Batak e Delibesic para a equipa da casa e Dvalishvili para os visitantes. Enquanto, o Chipre goleou a Bulgária por 4-1, golos de Charalambidis (2), Konstantinou e Aloneftis; Berbatov.
Grupo 7: Sérvia apurada; França vai ao «playoff»
Ficou tudo decidido no Grupo 7 de apuramento para o Mundial-2010 a uma jornada do final da fase de apuramento. Sérvia e França golearam (5-0) a Roménia e as Ilhas Féroe, respectivamente.
Os gauleses garantiram o lugar no «playoff» e os sérvios a passagem directa para a prova na África do Sul.
A vitória francesa começou a ser construída com um golo de Gignac aos 34 minutos. O avançado repetiu o feito apenas cinco minutos depois. Na segunda parte, Gallas (53m), Anelka (86m) e Benzema (88m), encarregaram-se de transformar o resultado em goleada.
A selecção sérvia abriu a contagem aos 37 minutos, por Zigic, mas o resto dos golos surgiram apenas no segundo tempo. Pantelic (50m), Kuzmanovic (78m), Javanovic (86m, 90m+3) foram os autores dos restantes golos sérvios.
A Lituânia, treinada pelo português José Couceiro, sofreu a sexta derrota na visita ao reduto da Áustria, por 1-2.
Grupo 5: Bósnia-Herzegovina no «play-off»
A selecção da Bósnia-Herzegovina ao derrotar, este sábado, Estónia (2-0), golos de Dzeko e Ibisevic, garantiu a qualificação para o «play-off» de acesso à fase final do Mundial2010.
Nos restantes jogos do Grupo 5, a Espanha, que já está qualificada, foi vencer ao campo da Arménia, por 2-1, golos de Fabregas e Mata (g.p.) para os espanhóis e Arzumanyan para a equipa da casa. Depois, a Bélgica venceu a Turquia, por 2-0, com Mpenza em claro evidência ao apontar os dois golos da sua selecção.
Inglaterra perde invencibilidade na Ucrânia
A Inglaterra, já com o ‘passaporte’ garantido para o Mundial-2010, sofreu este sábado a primeira derrota na fase de qualificação, ao ser batida na Ucrânia, por 0-1.
Sergiy Nazarenko, aos 29 minutos, apontou o único golo da partida, disputada em ambiente hostil – o árbitro ameaçou abandonar o relvado, face à quantidade de tochas arremessadas – e na qual os ingleses ficaram reduzidos a 10 logo a partir do 13.º minuto, por expulsão do guarda-redes Robert Green. Na sequência da falta que originou a primeira expulsão de um guarda-redes na história da selecção inglesa, Andriy Shevchenko desperdiçou grande penalidade.
De qualquer forma, a vitória dá grande alento aos ucranianos, que ultrapassam a Croácia em um ponto no segundo lugar, que dá acesso ao ‘play-off.
No outro jogo do agrupamento disputado este sábado, a Bielorrússia goleou o Cazaquistão, por 4-0
Grupo 2: Suíça e Grécia disputam primeiro lugar
A Suíça e a Grécia venceram o Luxemburgo (3-0) e Letónia (5-2), respectivamente, pelo que a decisão pelo primeiro lugar do Grupo 2 ficará no último jogo do Grupo 2.
A Suíça foi vencer ao terreno do Luxemburgo por 3-0, golos de Senderos e Huggel e continua no primeiro lugar, com 20 pontos. A Grécia goleou a Letónia, por 5-2, com Gekas (4) e Samaras; Verpakovskis (2) para os visitantes. Após este resultado estão a três pontos do líder.
Depois, Israel derrotou, em casa, a Moldávia por 3-1, golos de Barda (2) e Dayan; Calincov.
Grupo 4-Golo de Klose garante Alemanha na Copa do Mundo de 2010
Time alemão bate a Rússia por 1 a 0, em Moscou, e fica em primeiro no Grupo 4 das eliminatórias para o Mundial na África do Sul.
Mesmo com um jogador a menos e com um estádio lotado em Moscou, Alemanha bateu a Rússia, neste sábado, no Luzhniki Stadium por 1 a 0 e garantiu a vaga para a Copa do Mundo de 2010 pelo Grupo 4 das eliminatórias europeias. Klose fez o único golo da partida aos 34 minutos da etapa inicial.
Na próxima quarta-feira, a Alemanha recebe a Finlândia. Já a Rússia joga com o Azerbaijão.
Ainda neste sábado, a Finlândia derrotou o País de Gales por 2 a 1, em Helsinque e chegou aos 17 pontos, ficando em terceiro lugar do Grupo.
PAISES DA EUROPA JÁ CLASSIFICADOS PARA COPA DA AFRICA DO SUL
HOLANDA,ALEMANHA,SERVIA, DINAMARCA,ITÁLIA,INGLATERRA E ESPANHA.
ABOLA.PT/GLOBO.COM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.